Molho de Mostarda e Mel

Molho de mostarda e mel é um molho de origem incerta, bastante utilizado para temperar saladas e frango (grelhado e empanado). Há muitas variações para este molho, e neste artigo destacaremos as mais populares.

A mostarda adiciona o sabor forte, enquanto o mel adiciona a doçura ao molho. Vários outros ingredientes costumam ser utilizados, para adicionar mais sabor ou textura: maionese (cremosidade), limão e vinagre (sabor azedo para contrabalançar a doçura do mel), etc.

Origem do Molho de Mel e Mostarda

A mistura de mel e mostarda existe há muitos séculos e sua origem é incerta. No antigo Egito já era comum misturar mel à mostarda para diminuir a intensidade de sabor da mostarda.

Também há documentos que mostram que mostarda e mel era uma combinação muito usada na Roma Antiga. O livro de receitas romano De re Coquinaria, escrito no século IV ou V, incluía uma receita de molho frio de sementes de mostarda que tinha entre seus ingredientes o mel, além de cominho, endro e pimenta-do-reino, entre outros. Este molho seria utilizado para temperar javali assado. Há várias outras receitas neste mesmo livro que incluem mostarda e mel.

Molho de Mostarda e Mel com Maionese

O molho de mostarda e mel com maionese é bastante popular nos Estados Unidos, e é usado tanto como molho de saladas como para temperar frango (grelhado, empanado, nuggets, etc).

A maionese dá cremosidade ao molho, assim como deixa seu sabor mais delicado. O limão, que utilizamos na receita abaixo, ajuda a contrabalançar a doçura do mel.

Molho Vinagrete de Mostarda e Mel

O molho vinagrete de mostarda e mel é uma variação do molho vinagrete francês tradicional, normalmente feito com azeite, vinagre e mostarda. A mostarda, além de sabor, atua como um emulsificante, evitando que o vinagre e o azeite se separem. O ingrediente não tradicional é o mel, que adiciona doçura a este molho.

O molho de mostarda e mel vinagrete é melhor utilizado como tempero para saladas.

receita de molho de mostarda e mel

Molho de Mostarda e Mel

2 variações da receita de molho de mostarda e mel: com maionese e vinagrete. Utilize o molho de mostarda e mel com maionese para temperar saladas e frango (grelhado ou empanado), enquanto o molho vinagrete de mostarda e mel é recomendado principalmente para temperar saladas
Tempo Total 10 mins
RefeiçãoSaladas, Tempero
Serve 4 pessoas

Ingredientes
  

Ingredientes para o Molho de Mostarda e Mel com Maionese

  • 2 colheres de sopa de maionese
  • 1 colher de chá de mostarda forte, tipo Dijon
  • 1 colher de chá de mel
  • 1 colher de sopa de suco/sumo de limão

Ingredientes para o Molho Vinagrete de Mostarda e Mel

  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto
  • 1 colher de chá de mostarda forte, tipo Dijon
  • 1 colher de chá de mel
  • de pimenta-preta/pimenta-do-reino a gosto

Instruções de Preparo
 

  • Coloque todos os ingredientes em uma tigela média
  • Misture bem com uma espátula ou fouet.
  • Sirva ou guarde em geladeira.