Couve Refogada | Couve à Mineira | Couve Salteada (em inglês: Brazilian Collard Greens) é uma receita preparada com couve, alho, azeite de oliva, sal e pimenta-preta/pimenta-do-reino (opcional), mas há variações preparada com banha de porco, óleo vegetal e bacon.
A receita, de origem portuguesa, chegou ao Brasil no período colonial, e tornou-se um dos principais acompanhamentos dos pratos preparados com feijão. A primeira publicação, que ocorreu em 1839, no livro Cozinheiro Imperial, era preparada com couve lombarda, manteiga, sal e pimenta. A couve lombarda é uma variedade de couve com folhas crespas.

Ingredientes para a Couve Refogada | Couve à Mineira | Couve Salteada
Couve de folhas | Couve-manteiga | Couve-portuguesa | Couve-galega
A couve comum, hortaliça de origem mediterrânica, também é chamada de couve-folha, couve-manteiga, couve-galega ou couve-portuguesa. As folhas de couve são comercializadas na forma de maço e devem estar com aspecto de produto fresco, ou seja, sem manchas escuras ou amarelas, sem sinais de murcha e com os talos firmes.

Receita de Couve Refogada | Couve à Mineira | Couve Salteada
Nossa receita de couve refogada é muito saborosa e fácil de preparar, por isso é perfeita para acompanhar pratos com arroz e feijão, feijoada, feijão tropeiro, migas, etc.

Couve Refogada | Couve à Mineira | Couve Salteada
Equipamento
- Balança de cozinha
- Centrífuga/secadora de salada (opcional)
- Espátula de silicone ou similar
- Faca de chef ou similar
- Frigideira grande com tampa
- Pinça resistente ao calor (opcional)
- Tábua de corte
Ingredientes
- 200 gramas de couve de folhas/couve-manteiga/couve-portuguesa/couve-galega (peso já cortado sem o núcleo rígido | 5 xícaras de couve cortada)
- 15 gramas de alho (3 dentes)
- 14 gramas de azeite de oliva (16 ml | 1 colher de sopa)
- 5 gramas de sal (1 colher de chá)
- 0,5 grama de pimenta-preta/pimenta-do-reino (1/4 colher de chá)
Instruções de Preparo
- Prepare os ingredientes (mise en place): separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita. Esta etapa é importante para o sucesso da sua receita, pois evita surpresas no meio do processo.Pique o alho e lave as folhas de couve. Estas folhas podem reter bastante sujeira, por isso lave bem com água. Preferencialmente, seque com centrifugadora/secadora de salada ou papel toalha/rolo de cozinha.
- Prepare a couve: com o auxílio de uma faca afiada, dobre a couve ao meio e remova o núcleo rígido.
- Corte a couve: após cortar o núcleo rígido, empilhe as folhas de couve. Em seguida, enrole-as firmemente e corte-as em fatias finas, entre 3 a 5 mm de espessura.
- Frite o alho: em uma frigideira grande, aqueça o azeite de oliva em fogo médio. Em seguida, adicione o alho picado e refogue até que o alho comece a ganhar uma tonalidade levemente dourada.Cuidado para não dourar excessivamente o alho, que ficará com sabor amargo.
- Adicione a couve: quando o alho picado estiver levemente dourado, adicione a couve fatiada. Mexa com cuidado, com o auxílio de uma espátula ou pinça, até que a couve esteja envolta no azeite, e tampe. Cozinhe a mistura com a frigideira tampada, em fogo baixo, por 5 minutos, mexendo eventualmente.Refogar é uma técnica de cozinha que consiste em fritar um alimento com pouca gordura e em baixa temperatura, por isso o o alimento não precisa ser movido constantemente.
- Adicione o sal e a pimenta-preta/ pimenta-do-reino: após 5 minutos de cozimento, retire a tampa e adicione o sal e a pimenta-preta/ pimenta-do-reino, mexa e desligue o fogo.Sirva: sirva a couve refogada quente.