Arroz de Feijão é uma receita portuguesa preparada com feijão encarnado, arroz carolino, tomate, pimentão vermelho, cebola, coentro, azeite de oliva, alho e sal.
Ingredientes para o Arroz de Feijão
Arroz Carolino
A receita é preparada com o arroz carolino, de grão médio ou longo. Esta variedade é excelente para as receitas de arroz caldoso, chamado em Portugal de “malandrinho”. Entretanto, o arroz carolino, é uma variedade portuguesa, que não é vendida em todos os mercados brasileiros, principalmente fora dos grandes centros urbanos.

A opção é substituí-lo por outra variedade de arroz de grão médio, do grupo japonica, tais como o cateto, o arbório, o carnaroli, o arroz para sushi, etc.



A variedade de arroz agulhinha/agulha pode ser utilizada, mas o resultado será diferente, pois o arroz ficará mais solto e pouco cremoso.
Feijão Encarnado | Feijão Vermelho
Nesta receita é utilizado o feijão encarnado (em inglês: red beans ou kidney beans) seco ou já cozido. A versão seca é mais barata e versátil, pois você pode adicionar temperos e sal a gosto. Além disso, não contém aditivos.



O feijão encarnado/vemelho é produzido e comercializado no Brasil, mas não é vendido em todos os mercados, principalmente fora dos grandes centros urbanos. A opção é substituí-lo pelo feijão preto, que também adicionará cor na receita.



Receita de Arroz de Feijão
Nossa receita de arroz de feijão portuguesa é uma excelente opção para variar o arroz e feijão do dia a dia, pois é extremamente prática, utiliza apenas 1 panela, e saborosa devido à adição de legumes no refogado.
O método de preparo utilizado retém umidade, e juntamente com a utilização do arroz carolino, tornam a receita caldosa e levemente cremosa ou “malandrinho” em Portugal. O arroz malandrinho, preparado com arroz carolino, utiliza uma proporção de 200 g (1 xícara) de arroz para 720 g (3 xícaras) de água filtrada.



Arroz de Feijão
Equipamento
- Balança de cozinha
- Espátula de silicone ou similar
- Faca de chef ou similar
- Tábua de corte
- Panela média com tampa
Ingredientes
Como cozinhar feijão encarnado (opcional)
- 200 gramas de feijão encarnado seco (1 xícara)
- 1,4 litros de água filtrada em temperatura ambiente (6 xícaras)
- 10 gramas de sal (2 colheres de chá)
- 0,5 grama de louro (1 folha)
Arroz de Feijão
- 400 gramas de feijão encarnado cozido
- 200 gramas de arroz carolino (1 xícara)
- 720 gramas de água filtrada quente (720 ml | 3 xícaras de água)
- 200 gramas de tomate (2 unidades médias)
- 100 gramas de pimentão vermelho (1/2 unidade média)
- 100 gramas de cebola (1/2 unidade média)
- 40 gramas de coentros (1 xícara)
- 14 gramas de azeite de oliva (16 ml | 1 colher de sopa)
- 10 gramas de alho (2 dentes)
- 3 gramas de sal (1/2 colher de chá)
Instruções de Preparo
Cozinhe o Feijão Encarnado (opcional)
- Prepare o feijão (demolho): primeiramente, verifique se há pequenas pedras ou outros detritos com os grãos e lave bem. Em seguida, coloque o feijão e 1 colher de sopa + 1 colher de chá de sal em uma tigela grande, cubra com 8 xícaras de água, e deixe repousar por 4 horas, fora da geladeira/ frigorífico.A casca do feijão encarnado rompe com demolho prolongado, acima de 4 horas.
- Coloque os ingredientes na panela: após o demolho de 4 horas, escorra a água e lave os grãos em água corrente. Em seguida, coloque os grãos de feijão, 2 colher de chá de sal, o louro e 6 xícaras de água filtrada em uma panela média.Em algumas regiões a água possui alto teor de minerais (água dura). Este tipo de água torna os grãos mais rígidos, por isso é importante utilizar água filtrada.
- Cozinhe o feijão: cozinhe o feijão em fogo baixo por 1h 30 min ou até que os grãos estejam macios, mas inteiros. Nesta receita é importante que os grãos de feijão se mantenham inteiros. Espere arrefecer e utilize na sua receita.O tempo de cozimento pode variar, dependendo do tipo de fogão, da panela, da qualidade e do grau de secagem dos grãos de feijão. É possível cozinhar o feijão em panela de pressão, mas é mais fácil acompanhar o cozimento dos grãos em uma panela aberta. Nesta receita, os grãos de feijão precisam ficar inteiros, a casca da maioria dos grãos não pode romper.
Arroz de Feijão
- Prepare os ingredientes (mise en place): separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita. Esta etapa é importante para o sucesso da sua receita, pois evita surpresas no meio do processo.Corte a cebola, o tomate e o pimentão vermelho em cubinhos. Pique o alho e o coentro. Não lave o arroz carolino.
- Refogue a cebola e o alho: em uma panela média, aqueça o azeite de oliva em fogo médio Adicione a cebola e refogue até que fique macia. Em seguida, adicione o alho e refoque até que fique levemente dourado. Tenha atenção para não queimá-lo.
- Adicione o tomate e o pimentão vermelho: quando o alho ficar levemente dourado, adicione o tomate e pimentão vermelho, e refogue até que o tomate esteja macio.
- Adicione o arroz e a água: quando o tomate estiver macio, adicione o arroz (sem lavar) e frite até que as extremidades estejam levemente translúcidas. Em seguida, adicione a água quente e o sal. Tampe a panela e cozinhe por 15 minutos em fogo baixo.O tempo de cocção do arroz pode variar dependendo do tipo de arroz utilizado ou da marca. Verifique as instruções de cozimento na embalagem. A embalagem do arroz utilizado nesta receita indicava o tempo de cozimento de 16 minutos.
- Adicione o feijão encarnado cozido e o coentro: quando faltar 2 minutos para o fim da cocção do arroz, adicione o feijão encarnado cozido e o coentro. Misture delicadamente e tampe a panela para que o cozimento finalize. O arroz de feijão é um arroz caldoso ou malandrinho em Portugal. Sirva quente!
Notes
Dicas para servir arroz com segurança
O arroz cru pode conter esporos, células reprodutoras com capacidade de resistir ao calor e à dessecação (retirada da umidade), da bacteria Bacillus cereus. Em temperatura ambiente, estes esporos encontram as condições ideais para se transformarem em bactérias, se multiplicarem e produzirem toxinas que provocam intoxicações alimentares. O NKS – National Health Service, Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, preparou as recomendações abaixo para servir arroz com segurança.- Sirva o arroz imediatamente após o cozimento. Se isso não for possível, refrigere o arroz o mais rápido possível, no prazo máximo de 1 hora.
- O arroz deve ser mantido em refrigeração por no máximo 1 dia.
- O arroz deve ser reaquecido em alta temperatura, até fumegar.
- Não reaqueça o arroz mais de uma vez.
O que comer com Arroz de Feijão?
O arroz de feijão, assim como o arroz de tomate, é tradicionalmente servido com filetes/filé de peixe empanado ou pataniscas de bacalhau
- Filé de Peixe | Filetes de Peixe
- Pataniscas de Bacalhau
- Filé Mignon Suíno | Lombinho de Porco