Feijão Tropeiro é uma receita brasileira preparada com feijão roxinho ou carioca, ovos, bacon, farinha de mandioca, cebola, salsinha/salsa, manteiga sem sal, óleo vegetal neutro, alho e sal. Há variações que incluem linguiça, couve refogada/salteada, torresmo, etc.
A receita se originou no período colonial, com as expedições em busca de riquezas, principalmente ouro e prata, ao interior do Brasil. Segundo Rafaela Basso, no livro O Milho na Alimentação Brasileira: “O feijão tropeiro era preparado com feijão cozido, à maneira indígena, quase sem caldo, misturado a um pouquinho de torresmo e à farinha de milho ou mandioca. Quando os sertanistas tinham mais provisões podiam acrescentar linguiça, alho, cebola e couve, entre outros temperos”.

Os tropeiros eram os responsáveis pelo comércio de gado e/ou mercadorias com as vilas que foram criadas nas antigas rotas que levavam às minas de ouro.
Ingredientes para o Feijão Tropeiro
Feijão
O feijão tropeiro é tradicionalmente preparado com feijão roxinho, mas esta variedade de feijão não é vendida em todos os mercados, principalmente fora dos grandes centros urbanos. A opção é substituí-lo pelo feijão carioca (em inglês: pinto peans).
Em Portugal, é possivel encontrar o feijão carioca em lojas que comercializam produtos brasileiros, mas o preço é elevado. A opção é substituí-lo pelo feijão Rajado/Catarino/Borlotti (em inglês: cranberry beans), que possui o grão um pouco maior que o feijão carioca.
Receita de Feijão Tropeiro
Nossa receita de Feijão Tropeiro é extremamente saborosa, pois a farinha de mandioca é levemente torrada com a cebola, o alho e o óleo resultante da fritura do bacon. A adição da salsinha/salsa é opcional, mas aporta frescor ao tropeiro.
O feijão tropeiro é uma receita prática, preparada em apenas 1 panela, por isso é excelente para variar o feijão do dia a dia.

Feijão Tropeiro
Equipamento
- Balança de cozinha
- Espátula de silicone ou similar
- Faca de chef ou similar
- Frigideira grande
- Panela média
- Peneira
- Tábua de corte
- Tigela pequena
Ingredientes
Como cozinhar feijão carioca (opcional)
- 200 gramas de feijão carioca seco (1 xícara)
- 1,4 litro de água filtrada em temperatura ambiente (6 xícaras)
- 24 gramas de sal (4 colheres de chá)
- 0,5 grama de louro (1 folha)
Feijão Tropeiro
- 250 gramas de feijão carioca ou rajado/catarino/borlotti cozido e drenado
- 4 ovos
- 200 gramas de bacon
- 80 gramas da água do cozimento do feijão (80 ml | 1/3 xícara)
- 80 gramas de farinha de mandioca crua, fina e branca (2/4 xícara)
- 100 gramas de cebola (1/2 cebola média)
- 25 gramas de salsinha/salsa (1 xícara)
- 15 gramas de manteiga sem sal (1 colher de sopa)
- 14 gramas de óleo vegetal neutro (canola, girassol, milho, etc) (1 colher de sopa)
- 10 gramas de alho (2 dentes)
- 7,5 gramas de sal (1 1/4 colher de chá)
Instruções de Preparo
Como cozinhar feijão carioca (opcional)
- Prepare o feijão (demolho): primeiramente, verifique se há pequenas pedras ou outros detritos com os grãos e lave bem. Em seguida, coloque o feijão carioca e 3 colheres de chá (18 g) de sal em uma tigela grande, cubra com 8 xícaras de água, e deixe repousar por 8 horas, fora da geladeira/frigorífico.A casca do feijão carioca pode romper com demolho prolongado, acima de 8 horas. Caso utilize a variedade de feijão rajado/catarino/borlotti, reduza o demolho para 4 horas.
- Coloque os ingredientes na panela: após o demolho de 8 horas, escorra a água e lave os grãos em água corrente. Em seguida, coloque os grãos de feijão, 1 colher de chá (6 g) de sal, o louro e 6 xícaras de água filtrada em uma panela média.Em algumas regiões a água possui alto teor de minerais (água dura). Este tipo de água torna os grãos mais rígidos, por isso é importante utilizar água filtrada.
- Cozinhe o feijão: cozinhe o feijão em fogo baixo por 1h 30min ou até que os grãos estejam macios, mas inteiros. Caso utilize uma panela de pressão, reduz o tempo de cozimento.O tempo de cozimento pode variar bastante, dependendo do tipo de fogão, da panela, da qualidade e do grau de secagem dos grãos de feijão.
Feijão Tropeiro
- Prepare os ingredientes (mise en place): separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita. Esta etapa é importante para o sucesso da sua receita, pois evita surpresas no meio do processo.Pique a cebola, o alho e a salsinha. Corte o bacon em cubinhos com cerca de 1 cm. Drene os grãos de feijão cozido e reserve apenas 1/3 xícara (80 g) da água de cozimento do feijão.
- Prepare os ovos mexidos: em uma frigideira grande, derreta a manteiga sem sal, em fogo baixo, até que forme uma espuma. Em seguida, adicione os ovos previamente batidos e 1/4 colher de chá (1,5 g) de sal. Mexa delicadamente da borda da frigideira para o centro até que os ovos estejam cozidos. Desligue o fogo. Reserve.
- Frite o bacon: em uma panela média, aqueça o óleo vegetal e frite o bacon, em fogo médio-alto, até que os cubinhos estejam dourados. Retire os cubinhos de bacon da panela e coloque-os em uma tigela pequena. Reserve.Não descarte o óleo da fritura do bacon.
- Refogue a cebola e o alho: após fritar o bacon, reduza o fogo para baixo e coloque a cebola na panela. Refogue-a até que esteja translúcida. Em seguida, adicione o alho picado e refogue até que esteja levemente dourado.
- Torre a farinha de mandioca: quando o alho estiver levemente dourado, adicione a farinha de mandioca e torre-a, mexendo constantemente em fogo baixo, até que ganhe uma tonalidade um pouco mais escura, entre 1 a 2 minutos.
- Adicione o feijão e o sal: quando a farinha de mandioca estiver levemente torrada, adicione 1 colher de chá (6 g) de sal e 1/3 xícara (80 g) da água do cozimento do feijão, de maneira que a água fique dispersa por toda a farinha, e misture bem. Em seguida, adicione os grãos de feijão e misture delicadamente para não romper os grãos. Desligue o fogo.Não despeje o caldo de uma vez, pois o caldo ficará concentrado em apenas uma parte da farinha.
- Adicione o bacon, os ovos mexidos e a salsinha/salsa: após desligar o fogo, adicione o bacon, os ovos mexidos e a salsinha/salsa, e misture delicadamente. Sirva quente!
O que comer com Feijão Tropeiro?
Os acompanhamentos tradicionais do feijão tropeiro são carne de porco, arroz branco, couve refogada/salteada e salada verde.