Farinha de Mandioca | Tipos de Farinha de Mandioca

Farinha de Mandioca é um produto obtido, industrialmente ou artesanalmente, pela moagem das raízes da mandioca. Há três principais tipos de farinha de mandioca, que se distinguem pelo processo de produção:

  • Farinha de Mandioca Seca
  • Farinha de Mandioca d´Água | Farinha Puba
  • Farinha de Mandioca Bijusada | Farinha de Mandioca Biju

Tipos de Farinha de Mandioca

Farinha de Mandioca Seca

O processo de produção da farinha de mandioca seca consiste em lavar, descascar, triturar ou ralar as raízes, o que gera uma massa úmida. Em seguida, esta massa é prensada, peneirada e seca ou torrada.

A farinha de mandioca seca é classificada pelo tamanho do grão, que varia entre 1 a 2 mm, em fina, média e grossa.

No Brasil, há diversos pequenos produtores ou cooperativas de produção de farinha seca artesanal que estão aprimorando o processo de produção para melhorar a qualidade e/ou obter a Indicação Geográfica (IG). Algumas regiões e produtores se destacam pela alta qualidade da farinha, tais como a Farinha Cruzeiro do Sul, produzida na cidade de Cruzeiro do Sul, Norte do Brasil, a Farinha Copioba, produzida no Recôncavo Baiano, Nordeste do Brasil, e a Farinha Buerarema, produzida na cidade de Buerarema, Bahia, Nordeste do Brasil, etc.

Em Portugal, há diversas empresas que comercializam farinha de mandioca seca crua.

Farinha d´Água | Farinha de Mandioca d´Água

A principal diferença entre a farinha de mandioca d’água e a farinha de mandioca seca é a etapa prévia de fermentação das raízes de mandioca, a pubagem, por aproximadamente 4 dias. Este processo, além de eliminar as toxinas da raiz, altera o sabor da farinha.

Algumas regiões e produtores de farinha d´água artesanal também se destacam pela alta qualidade da farinha, tais como a Farinha de Bragança, produzida em Bragança, norte do Brasil e a Farinha de Uarini/Ovinha, produzida em Uarini, Norte do Brasil, etc.

YouTube video
No vídeo abaixo, do canal Amazon Sat, é demonstrado o processo de produção da farinha de mandioca d´água.

Farinha de Carimã | Puba

A Farinha de Carimã/Puba é uma farinha alva e fina, que é seca, geralmente ao sol, ou seja, não é torrada em tachos ou fornos. A massa puba é produzida de forma semelhante, mas não passa pelo processo de secagem e devido ao maior teor de umidade, possui um tempo de prateleira menor.

Farinha de Mandioca Grupo Bijusada

A farinha de mandioca flocada ou farinha biju é produzida com a farinha de mandioca úmida laminada para formar os flocos, antes da secagem ou torração.

Fonte: Instrução Normativa nº 52/2011 e Embrapa