Farinha de Mandioca | Tipos de Farinha de Mandioca

Farinha de Mandioca é um produto obtido, industrialmente ou artesanalmente, pela moagem das raízes da mandioca. Há três principais tipos de farinha de mandioca, que se distinguem pelo processo de produção:

  • Farinha de Mandioca Seca
  • Farinha de Mandioca d´Água | Farinha Puba
  • Farinha de Mandioca Bijusada | Farinha de Mandioca Biju

Tipos de Farinha de Mandioca

Farinha de Mandioca Seca

O processo de produção da farinha de mandioca seca consiste em lavar, descascar, triturar ou ralar as raízes, o que gera uma massa úmida. Em seguida, esta massa é prensada, peneirada e seca ou torrada.

A farinha de mandioca seca é classificada pelo tamanho do grão, que varia entre 1 a 2 mm, em fina, média e grossa.

Farinha de mandioca seca, que pode ser comercializada crua ou torrada, da marca brasileira Yoki

No Brasil, há diversos pequenos produtores ou cooperativas de produção de farinha seca artesanal que estão aprimorando o processo de produção para melhorar a qualidade e/ou obter a Indicação Geográfica (IG). Algumas regiões e produtores se destacam pela alta qualidade da farinha, tais como a Farinha Cruzeiro do Sul, produzida na cidade de Cruzeiro do Sul, Norte do Brasil, a Farinha Copioba, produzida no Recôncavo Baiano, Nordeste do Brasil, e a Farinha Buerarema, produzida na cidade de Buerarema, Bahia, Nordeste do Brasil, etc.

Farinha de mandioca seca produzida artesanalmente na cidade de Cruzeiro do Sul (Norte do Brasil), no Recôncavo Baiano – Copioba e na cidade de Buerarema (Nordeste do Brasil)

Em Portugal, há diversas empresas que comercializam farinha de mandioca seca crua.

Farinha de mandioca seca das marcas Globo, Ferbar e AFG – Lidl, comercializadas em Portugal

Farinha d´Água | Farinha de Mandioca d´Água

A principal diferença entre a farinha de mandioca d’água e a farinha de mandioca seca é a etapa prévia de fermentação das raízes de mandioca, a pubagem, por aproximadamente 4 dias. Este processo, além de eliminar as toxinas da raiz, altera o sabor da farinha.

Farinha de mandioca d´água das marcas brasileiras BSB e Tradicional

Algumas regiões e produtores de farinha d´água artesanal também se destacam pela alta qualidade da farinha, tais como a Farinha de Bragança, produzida em Bragança, norte do Brasil e a Farinha de Uarini/Ovinha, produzida em Uarini, Norte do Brasil, etc.

As farinhas d´água produzidas nas cidades de Bragança e Uarini, na região Norte do Brasil, se destacam pela alta qualidade.
No vídeo abaixo, do canal Amazon Sat, é demonstrado o processo de produção da farinha de mandioca d´água.

Farinha de Carimã | Puba

A Farinha de Carimã/Puba é uma farinha alva e fina, que é seca, geralmente ao sol, ou seja, não é torrada em tachos ou fornos. A massa puba é produzida de forma semelhante, mas não passa pelo processo de secagem e devido ao maior teor de umidade, possui um tempo de prateleira menor.

Farinha de Carimã Massa Puba
Farinha de carimã/puba (seca) da marca brasileira Dona Inês e massa puba/goma de mandioca (úmida) da marca brasileira Tio Francisco

Farinha de Mandioca Grupo Bijusada

A farinha de mandioca flocada ou farinha biju é produzida com a farinha de mandioca úmida laminada para formar os flocos, antes da secagem ou torração.

Farinha de mandioca bijusada/biju das marcas brasileiras Yoki e Deusa

Fonte: Instrução Normativa nº 52/2011 e Embrapa