Farofa de Banana

Farofa de Banana é uma receita brasileira preparada com farinha de mandioca, banana-da-terra/banana-pão, cebola roxa, manteiga, óleo vegetal neutro, cebolinha/cebolinho, alho, sal, pimenta dedo-de-moça ou malagueta e pimenta-do-reino/pimenta-preta. Há diversas variações da receita que incluem salsa, coentro, etc.

A receita, de origem incerta, é uma variação da receita de farofa simples.

Ingredientes para a Farofa de Banana

Uma boa receita de farofa é o resultado da proporção correta dos ingredientes principais, a farinha (farinha de mandioca, farinha de milho, panko, etc) e a gordura (manteiga, manteiga clarificada, azeite de dendê, azeite de oliva, etc).

Em uma farofa simples, quando não há ingredientes adicionais que são fritos ou refogados, o peso da gordura corresponde entre 20 a 30% do peso da farinha.

Banana

Nesta receita é utilizada a banana-da-terra verde, que é rica em amido, cerca de 25%, e possui coloração que varia entre o verde e o amarelo. A banana-da-terra madura, que é mais adocicada, possui coloração que varia entre o amarelo escuro e o preto.

Banana-da-terra chiquita
Processo de amadurecimento da banana-da-terra, produtor Chiquita.

É possível substituir a banana-da-terra pela banana-nanica/banana da Ilha da Madeira verde ou Grande Naine/banana Chiquita verde. Entretanto, estas variedades são mais mais doces e macias, e podem se desmanchar parcialmente durante o preparo da farofa.

banana chiquita
Banana Chiquita ou Grande Naine, comercializada em Portugal

Farinha de Mandioca Seca

Esta receita de farofa é preparada com a farinha de mandioca seca, crua, fina e branca, que é facilmente encontrada em todas as regiões do Brasil e em Portugal.

farinha de mandioca seca crua
Farinha de mandioca seca, fina e crua das marcas brasileiras YokiMãe Terra e da marca portuguesa Ferbar

Cebola Roxa

Nesta receita utilizamos a cebola roxa, pois é a variedade mais doce e levemente pungente, devido ao teor de açúcar alto e enxofre intermediário. O enxofre é o responsável pela pungência, cheiro e sabor forte.

Entretanto, a cebola roxa tem um custo mais elevado e não é vendida em todos os mercados, principalmente fora dos grandes centros urbanos. A opção é substituí-la pela cebola amarela, mas a farofa ficará mais pungente, pois esta variedade possui um teor de enxofre alto.

Cebola amarela e roxa

Receita de Farofa de Banana

A nossa receita de farofa de banana é levemente úmida, porque possui uma boa proporção entre os ingredientes principais, a farinha de mandioca e a gordura (manteiga e óleo vegetal neutro).

A adição de óleo vegetal neutro dilui as proteínas do leite, contidas na manteiga. Esta técnica reduz o sabor amargo, caso as proteínas do leite queimem quando a temperatura de preparo for superior à 100°C. É possivel substituir esta combinação, 25 gramas de manteiga + 10 gramas de óleo, por 30 gramas de manteiga clarificada (manteiga de garrafa ou ghee), que não possui as proteínas do leite.

Esta farofa não é adocicada, pois utilizamos a banana-da-terra/banana-pão verde (coloração da casca entre o verde claro e amarelo claro), mas é possível substituir a banana-da-terra pela banana-nanica para uma farofa mais adocicada. A cebolinha/cebolinho e a pimenta dedo-de-moça ou malagueta, sem as sementes, adicionam frescor e uma leve picância.

receita de farofa de banana

Farofa de Banana

Receita preparada com farinha de mandioca, banana-da-terra/banana-pão, cebola roxa, manteiga, óleo vegetal neutro, cebolinha/cebolinho, alho, sal, pimenta dedo-de-moça ou malagueta e pimenta-do-reino/pimenta-preta.
Preparo 10 mins
Tempo de Cozimento 5 mins
Tempo Total 15 mins
RefeiçãoAcompanhamento
CozinhaBrasileira
Serve 4 pessoas

Equipamento

  • Balança de cozinha
  • Espátula de silicone ou similar
  • Faca de chef ou similar
  • Faca para legumes
  • Frigideira grande
  • Tábua de corte
  • Tesoura
  • Tigela pequena

Ingredientes
  

  • 120 gramas de farinha de mandioca crua, fina e branca (3/4 xícara)
  • 100 gramas de banana-da-terra/ banana-pão ou banana-nanica (1 unidade média sem casca)
  • 50 gramas de cebola roxa (1/4 cebola média sem casca)
  • 30 gramas de manteiga sem sal (2 colheres de sopa)
  • 10 gramas de óleo vegetal neutro (canola, girassol, milho, etc) (2 colheres de chá)
  • 5 gramas de cebolinha/cebolinho (opcional) (2 colheres de sopa)
  • 5 gramas de alho (1 dente médio)
  • 3 gramas de sal (1/2 colher de chá)
  • gramas de pimenta dedo-de-moça ou pimenta malagueta (opcional) (1 unidade pequena)
  • 0,5 grama de pimenta-preta/pimenta-do-reino (1/4 colher de chá)

Instruções de Preparo
 

  • Prepare os ingredientes (mise en place): separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita. Esta etapa é importante para o sucesso da sua receita, pois evita surpresas no meio do processo.
    Pique a cebola e o alho. Corte a pimenta dedo-de-moça ou malagueta e retire as sementes para diminuir a picância. Corte a cebolinha/cebolinho com o auxílio de uma tesoura.
    farofa de banana
  • Prepare a banana-da-terra: com o auxílio de uma faca para legumes bem afiada, corte as extremidades da banana. Em seguida, faça 6 cortes longitudinais na casca. Estes cortes ajudam a descascá-la sem danificar a polpa, pois a banana-da-terra verde possui casca resistente e espessa. Por fim, pique a polpa da banana em pedaços com cerca de 1,5 cm.
    chips de banana-da-terra
  • Frite a banana-da-terra: em uma frigideira grande, em fogo médio, aqueça a manteiga e o óleo vegetal neutro. Quando a manteiga estiver derretida, adicione os pedaços de banana e frite-os até que estejam dourados. Retire os pedaços fritos da frigideira e coloque-os em uma tigela pequena.
    Não descarte a gordura (manteiga + óleo) da frigideira.
    farofa de banana
  • Refogue a cebola e o alho: após retirar os pedaços de banana fritos, adicione a cebola e refogue, em fogo baixo, até que fique macia. Em seguida, adicione o alho e refoque até que fique levemente dourado. Tenha atenção para não queimá-lo.
  • Torre a farinha de mandioca: quando o alho estiver levemente dourado, adicione a farinha de mandioca e torre-a, mexendo constantemente, em fogo baixo, até que ganhe uma tonalidade um pouco mais escura, entre 1 a 2 minutos. Desligue o fogo.
    farofa de banana
  • Adicione os demais ingredientes: após desligar o fogo, adicione os pedaços de banana fritos, o sal, cebolinha/cebolinho, a pimenta dedo-de-moça ou malagueta picada, pimenta-do-reino/pimenta-preta.

O que comer com Farofa de Banana

A farofa de banana é uma excelente receita para acompanhar peixes grelhados e assados e arroz com leite de coco.