Farofa Simples

Farofa Simples é uma receita brasileira preparada com farinha de mandioca, cebola, manteiga, óleo vegetal neutro e sal.

A origem da receita da farofa é incerta, provavelmente é uma evolução da utilização da farinha de mandioca e da farinha de milho puras na alimentação. A farinha já era utilizada na alimentação indígena quando os portugueses chegaram no Brasil, mas durante o período colonial, tornou-se uma das bases da alimentação brasileira, juntamente com o feijão.

O livro Farinha, Feijão e Carne-seca, de Paula Pinto e SIlva, é um excelente estudo sobre a alimentação no Brasil colonial.

Ingredientes para a Farofa Simples

Uma boa receita de farofa é o resultado da proporção correta dos ingredientes principais, a farinha (farinha de mandioca, farinha de milhopanko, etc) e a gordura (manteiga, manteiga clarificada, azeite de dendê, azeite de oliva, etc).

Em uma farofa simples, quando não há ingredientes adicionais que são fritos ou refogados, o peso da gordura corresponde entre 20 a 30% do peso da farinha.

Farinha de mandioca

A receita de farofa simples é preparada com a farinha de mandioca seca, crua, fina e branca ou amarela, que é facilmente encontrada em todas as regiões do Brasil e em Portugal.

farinha de mandioca seca crua
Farinha de mandioca seca, fina e crua das marcas brasileiras Yoki, Mãe Terra e da marca portuguesa Ferbar

Gordura (Manteiga + Óleo vegetal neutro)

Nesta receita utilizamos uma mistura de manteiga e óleo vegetal neutro. Esta técnica é geralmente utilizada em preparações com manteiga que atinjam uma temperatura acima 100°C, pois dilui as proteínas do leite, contidas na manteiga, o que suaviza o sabor amargo destas proteínas queimadas.

Quando a temperatura da manteiga atinge 100°C, a água evapora e as proteínas do leite começam a escurer. Este processo pode ser controlado para o preparo da manteiga queimada (em francês: beurre noisette), mas caso não seja controlado, as proteínas do leite queimam e adquirem um sabor levemente amargo.

Não confundir com ponto de fumaça da manteiga, quando a temperatura atinge 175°C e a gordura da manteiga começa a se degradar, liberando radicais livres e uma substância chamada acroleína.

É possivel substituir esta combinação, 25 gramas de manteiga + 10 gramas de óleo, por 30 gramas de manteiga clarificada (manteiga de garrafa ou ghee), que não possui as proteínas do leite.

Receita de Farofa

A nossa receita de farofa é levemente úmida, porque possui uma boa proporção entre os ingredientes principais, a farinha de mandioca e a gordura (manteiga e óleo vegetal neutro).

receita de farofa simples

Farofa simples

Receita preparada com farinha de mandioca, cebola, manteiga, óleo vegetal neutro e sal.
Preparo 5 mins
Tempo de Cozimento 5 mins
Tempo Total 10 mins
RefeiçãoAcompanhamento
CozinhaBrasileira
Serve 4 pessoas

Equipamento

  • Balança de cozinha
  • Espátula de silicone ou similar
  • Faca de chef ou similar
  • Frigideira grande
  • Tábua de corte

Ingredientes
  

  • 120 gramas de farinha de mandioca crua, fina e branca (3/4 xícara)
  • 50 gramas de cebola (1/4 cebola média sem casca)
  • 30 gramas de manteiga sem sal  (2 colheres de sopa)
  • 10 gramas de óleo vegetal neutro (canola, girassol, milho, etc) (2 colheres de chá)
  • gramas de sal (1/2 colher de chá)
  • 0,5 grama de pimenta-preta/pimenta-do-reino (1/4 colher de chá)

Instruções de Preparo
 

  • Prepare os ingredientes (mise en place): separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita. Esta etapa é importante para o sucesso da sua receita, pois evita surpresas no meio do processo.
    Pique a cebola.
    farofa simples
  • Refogue a cebola: em uma frigideira grande, em fogo baixo, aqueça a manteiga e o óleo vegetal neutro. Quando a manteiga estiver derretida, adicione a cebola e refogue até que fique translúcida.
    farofa simples
  • Torre a farinha de mandioca: quando a cebola estiver translúcida, adicione a farinha de mandioca e torre-a, mexendo constantemente, em fogo baixo, até que ganhe uma tonalidade um pouco mais escura, entre 1 a 2 minutos. Desligue o fogo.
    farofa simples
  • Tempere o sal e a pimenta-do-reino/pimenta-preta: após desligar o fogo, tempere com o sal e pimenta-do-reino/pimenta-preta.
    farofa simples
  • Sirva!

Video

O que comer com Farofa?

A farofa simples é consumida com as principais receitas brasileiras: arroz com feijão, picadinho de carne, feijoada, churrasco, etc.

“O País da Farofa” é um documentário muito interessante da série, “É Por Quilo”, produzido pelo Nexo Jornal, sobre comidas que explicam o Brasil.