Vinho Quente | Quentão de Vinho (em inglês: mulled wine e em francês: vin chaud) é uma receita preparada com vinho tinto, açúcar ou mel, especiarias e frutas. Há variações que adicionam cognac/eau de vie, licor ou vinho do Porto.
A receita foi documentada pela primeira vez no conjunto de manuscritos Apicius – [De re culinaria Libri I-IX], também chamado de De re coquinaria, com receitas romanas e gregas do século IV e V. Este documento descreve uma bebida quente preparada com vinho, mel e especiarias, chamada Conditum Paradoxum.

A receita é consumida nos meses frios. No Brasil, o vinho quente/quentão de vinho é muito consumido nas festas juninas. Na Europa, o vinho quente é muito consumido no Natal.
Ingredientes para o Vinho Quente | Quentão de Vinho
Vinho Tinto Seco
O vinho quente é preparado com vinhos tintos secos frutados, jovens, com baixo taninos e principalmente baratos, pois serão adicionadas especiarias potentes e suco/sumo de frutas. Geralmente, os rótulos indicam se o vinho é frutado e jovem (pouco envelhecimento).
Também é possível selecionar pelas variedades de uvas mais leves, tais como Barbera, Carbernet Franc, Dolcetto, Gamay (Beaujolais), Grenache/Garnacha, Pinot Noir, Dolcetto, Zinfandel, etc.
No Brasil, há 3 classificações para os vinhos, que variam pelo teor de açúcar: vinho seco, demi-sec/meio-seco e vinho suave ou doce. Caso utilize um vinho suave, que contém acima de 25 gramas de açúcar por litro, será necessário ajustar a quantidade de açúcar da receita.
Açúcar
Esta receita pode ser preparada com açúcar branco ou açúcar demerara. Entretanto, o açúcar demerara aporta um leve sabor de melaço, o que enriquece a receita. Em Portugal, é possível utilzar o açúcar amarelo.
Receita de Vinho Quente | Quentão de Vinho
Nossa receita de vinho quente é muito aromática, pois é preparada com vinho tinto frutado, laranja, açúcar demerara, que aporta um leve sabor de melaço, e especiarias.
É uma receita simples de preparar e perfeita para aquecer as noites mais frias de inverno, como nas festas juninas brasileiras e o Natal na Europa.

Vinho Quente | Quentão de Vinho
Equipamento
- Balança de cozinha
- Coador
- Descascador de legumes (opcional)
- Espátula de silicone ou similar
- Espremedor de frutas
- Faca para legumes ou similar
- Panela média
- Saca-rolhas
- Tábua de corte
Ingredientes
Vinho Quente | Quentão de Vinho
- 750 gramas de vinho tinto seco (750 ml | 1 garrafa)
- 80 gramas de suco/sumo de laranja (sem açúcar e coado) (80 ml | 1/3 xícara)
- 45 gramas de açúcar branco ou demerara (1/4 xícara)
- 20 gramas de casca de laranja (1 unidade grande)
- 6 gramas de canela em pau (2 unidades com cerca de 5 cm de comprimento cada)
- 2,5 gramas de anis estrelado (2 unidades)
- 0,5 grama de cravos (5 unidades)
Opcional
- 1 maçã Fuji (vermelha) ou Golden Delicious (amarela) ou Granny Smith (verde) (1 unidade pequena)
Instruções de Preparo
- Prepare os ingredientes (mise en place): separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita. Esta etapa é importante para o sucesso da sua receita, pois evita surpresas no meio do processo.Retire a casca da laranja com o auxílio de uma faca afiada ou descascador. Prepare e coe o suco/sumo de laranja.
- Misture os ingredientes: coloque todos os ingredientes em uma panela média, mexa até que o açúcar tenha se dissolvido. Caso utilize um vinho suave brasileiro, a quantidade de açúcar deve ser reduzida.Esta receita pode ser preparada com açúcar branco ou açúcar demerara. Entretanto, o açúcar demerara aporta um leve sabor de melaço, o que enriquece a receita.
- Prepare a infusão: aqueça a mistura em fogo médio até atingir o ponto de fervura suave (bolhas pequenas/simmering). Em seguida, reduza o fogo e mantenha a fervura suave por 10 minutos. Prove e ajuste o açúcar se necessário. Caso ajuste o açúcar, mantenha em fervura por 1 a 2 minutos. Desligue o fogo.
- Sirva: após desligar o fogo, coe ou retire as especiarias manualmente. Sirva em uma caneca ou xícara/chávena e decore com fatias de laranja ou maçã, anis estrelado e canela em pau.
Video
Preparou esta receita? Gostaríamos de vê-la! Publique a sua foto no Instagram e marque @cozinha_tecnica
Doces para Festa Junina
Os Doces de Festa Junina são receitas da culinária caipira, principalmente preparadas com milho ou farinha de milho, para celebrar as festas que ocorrem no mês de junho no Brasil.
- Arroz Doce Cremoso (com vídeo)
- Bolo de Aipim | Bolo de Mandioca | Bolo de Macaxeira
- Bolo de Fubá Simples (com vídeo)
- Bolo de Fubá Cremoso (com vídeo)
- Bolo de Fubá Tradicional | Bolo de Fubá Cozido: bolo ícone da culinária caipira, preparado a partir de um angu de fubá, sem adição de farinha de trigo.
- Bolo de Milho Cremoso (com vídeo)
- Bolo de Milho com Flocão | Bolo de Flocão
- Broa de Fubá | Broa de Milho
- Canjica | Mungunzá | Mugunzá (com vídeo)
- Curau de Milho (com vídeo)
- Cuscuz de Tapioca | Bolo Podre
- Paçoca de Amendoim (com vídeo)
- Pipoca Doce
- Pudim de Tapioca