Arroz à Grega é uma receita brasileira preparada com arroz agulhinha/agulha, cenoura, pimentão vermelho, ervilhas, uvas-passas (opcional), cebola, azeite de oliva ou óleo vegetal neutro, salsinha/salsa (opcional), alho, sal, pimenta-preta/pimenta-do-reino e louro. Há diversas variações da receita que substituem a ervilha por vagem/feijão verde ou incluem milho.
A receita, de origem incerta, é tradicional na ceia de Natal brasileira, pois é excelente para acompanhar carne assada bovina ou suina. Também é uma excelente receita para aumentar o consumo de vegetais na alimentação, principalmente das crianças.
Ingredientes para o Arroz à Grega
A receita é extremamente simples, por isso a qualidade dos ingredientes é fundamental para assegurar a qualidade da preparação.
Arroz Agulhinha | Arroz Agulha
O Arroz à Grega é preparado com a variedade de arroz agulhinha/agulha branco, um tipo de arroz de grão longo, que é excelente para receitas nas quais o arroz deve ser soltinho.
É possível preparar esta receita com arroz agulhinha/agulha integral, mas o tempo de cozimento será mais longo e deve ser ajustado conforme a recomendação do fabricante do arroz.
Receita de Arroz à Grega
Na nossa receita de Arroz à Grega, o arroz branco e os vegetais são preparados separadamente. Desta maneira, os legumes, que são refogados rapidamente, mantêm a coloração viva e a textura firme. A proporção e o corte (tamanho) dos legumes são importantes para a beleza e a delicadeza desta receita.
O arroz pode ser preparado com caldo de legumes ou água, mas o caldo deixará o arroz mais saboroso. Este arroz é muito soltinho, pois é preparado pelo método pilaf. Este método de cozimento é realizado com a panela totalmente tampada, por isso utiliza-se uma quantidade menor de água ou caldo de legumes – 1 xícara (200 g) de arroz para 1 1/2 xícaras de água (360 ml).
É possível também preparar esta receita de Arroz à Grega com o arroz branco cozido pelo método simples ou com sobras de arroz.

Arroz à Grega
Equipamento
- Balança de cozinha
- Descascador de legumes (opcional)
- Escorredor
- Espátula de silicone ou similar
- Faca de chef ou similar
- Panela média com 20 cm de diâmetro e tampa
- Papel toalha/rolo de cozinha
- Tábua de corte
Ingredientes
Prepare o Arroz Branco – rende cerca de 600 gramas (opcional)
- 200 gramas de arroz agulhinha/agulha (1 xícara)
- 360 gramas de água filtrada ou caldo de legumes sem sal (360 ml | 1 1/2 xícaras)
- 25 gramas de cebola (1/4 unidade média)
- 14 gramas de azeite de oliva ou óleo vegetal neutro (16 ml | 1 colher de sopa)
- 3 gramas de sal (1/2 colher de chá)
- 0,5 grama de louro (opcional) (1 folha)
Arroz à Grega
- 600 gramas de arroz agulha/agulhinha cozido (equivalente à 1 xícara de arroz cru)
- 100 gramas de cenoura (1 unidade média)
- 100 gramas de pimentão vermelho (1/2 unidade média)
- 100 gramas de ervilhas congeladas (2/3 xícara)
- 80 gramas de uvas-passas escuras (opcional) (1/2 xícara)
- 14 gramas de azeite de oliva ou óleo vegetal neutro (16 ml | 1 colher de sopa)
- 6 gramas de salsinha/salsa (opcional) (2 colheres de sopa)
- 5 gramas de alho (1 dente)
- 3 gramas de sal (1/2 colher de chá)
- 0,5 grama de pimenta-preta/pimenta-do-reino (1/4 colher de chá)
Instruções de Preparo
Prepare o Arroz Branco – rende cerca de 600 gramas
- Prepare os ingredientes (mise en place): separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita. Esta etapa é importante para o sucesso da sua receita, pois evita surpresas no meio do processo.Pique a cebola. Aqueça a água filtrada ou caldo de legumes sem sal.
- Lave o arroz: coloque o arroz em um escorredor e lave-o em água corrente até que a água da lavagem fique clara.A lavagem remove a fina camada de amido da superfície do grão de arroz branco, o que produz grãos soltinhos.
- Refogue a cebola: em uma panela média, aqueça o azeite de oliva ou óleo vegetal em fogo baixo. Em seguida, adicione a cebola e refogue, até que a cebola fique macia.
- Toste o arroz: quando a cebola estiver macia, adicione o arroz agulhinha/agulha e toste até que a extremidade dos grãos fiquem levemente translúcidas.
- Adicione a água, o sal e o louro: após tostar os grãos de arroz, adicione a água filtrada ou caldo de legumes sem sal, o sal e o louro (opcional). Misture bem e tampe totalmente a panela. Cozinhe até que não haja mais líquido, cerca de 10 minutos.O tempo de cocção do arroz pode variar dependendo da variedade de arroz ou marca. Verifique as instruções de cozimento na embalagem do produto.
- Finalize o arroz: quando terminar a cocção do arroz, abra a tampa e coloque duas folhas de papel toalha entre a tampa e a panela. Deixe repousar por 5 minutos.O papel toalha absorverá o excesso de vapor, o que evitará que o arroz fique excessivamente cozido.
- Após o descanso de 5 minutos, retire a tampa e descarte o louro. Reserve.
Arroz à Grega
- Prepare os ingredientes (mise en place): separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita. Esta etapa é importante para o sucesso da sua receita, pois evita surpresas no meio do processo.Corte o pimentão vermelho e a cenoura em cubinhos de até 0,5 cm. Retire as ervilhas do congelador e deixe em temperatura ambiente. Pique o alho e a salsinha/salsa (opcional). É possível preparar o Arroz à Grega com sobras de arroz.
- Refogue a cenoura e o pimentão: em uma panela média, aqueça o azeite de oliva ou óleo vegetal em fogo baixo. Em seguida, adicione a cenoura e o pimentão, e refogue, até que estejam macios, cerca de 1 a 2 minutos.
- Adicione as ervilhas, as uvas-passas e os temperos: quando os legumes estiverem levemente macios, adicione as ervilhas, as uvas-passas, o alho, a pimenta-preta/pimenta-do-reino e o sal, e refogue até que as ervilhas estejam descongeladas, cerca de 1 a 2 minutos. Desligue o fogo.
- Adicione o arroz cozido: quando as ervilhas estiverem descongeladas, adicione o arroz branco e misture com delicadeza.
- Sirva: sirva o Arroz à Grega quente.Rende 900 gramas de arroz.
Video
IMPORTANTE
Dicas para servir arroz com segurança
O arroz cru pode conter esporos, células reprodutoras com capacidade de resistir ao calor e à dessecação (retirada da umidade), da bacteria Bacillus cereus. Em temperatura ambiente, estes esporos encontram as condições ideais para se transformarem em bactérias, se multiplicarem e produzirem toxinas que provocam intoxicações alimentares. O NKS – National Health Service, Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, preparou as recomendações abaixo para servir arroz com segurança.- Sirva o arroz imediatamente após o cozimento. Se isso não for possível, refrigere o arroz o mais rápido possível, no prazo máximo de 1 hora.
- O arroz deve ser mantido em refrigeração por no máximo 1 dia.
- O arroz deve ser reaquecido em alta temperatura, até fumegar.
- Não reaqueça o arroz mais de uma vez.
Preparou esta receita? Gostaríamos de vê-la! Publique a sua foto no Instagram e marque @cozinha_tecnica
Aprenda mais Receitas com Arroz
- Arroz à Grega (com vídeo)
- Arroz à Piamontese
- Arroz Biro-Biro (com vídeo)
- Arroz Carreteiro
- Arroz com Brócolis | Arroz de Brócolos (com vídeo)
- Arroz com Cenoura | Arroz de Cenoura (com vídeo)
- Arroz com Frango (versão libanesa)
- Arroz com Leite de Coco | Arroz de Coco |
- Arroz com Lentilhas | Mjadra | Mujaddara | Mejadra (com vídeo)
- Arroz com Linguiça (com vídeo)
- Arroz de Bacalhau
- Arroz de Feijão (com vídeo)
- Arroz de Tomate (com vídeo)
- Arroz Integral Simples | Arroz Integral Simples e Soltinho (com vídeo)
- Arroz Integral Soltinho | Método Pilaf
- Arroz Japonês (com vídeo)
- Arroz Simples | Arroz Branco Simples e Soltinho (com vídeo)
- Baião de Dois