Arroz Basmati

Arroz Basmati é uma variedade de arroz de grão longo, cultivada principalmente na Índia, Paquistão e Nepal. É um arroz da categoria conhecida como “aromática”, tal como o arroz jasmim tailandês. A palavra “basmati” deriva do hindi बासमती (bāsmatī), que significa literalmente “fragrante”.

O sabor do arroz basmati é causado pelo composto de aroma 2-acetil-1-pirrolina. Esse aroma é descrito como similar ao aroma da pipoca ou aroma de nozes, e seu nível de presença é cerca de 12x maior no arroz basmati do que em outras variedades de arroz.

Assim como outras variedades de arroz de grão longo, o arroz basmati não se aglutina.

Características do Arroz Basmati

Tamanho e formato: grão longo – mais longo e mais fino que o arroz de jasmim

Variedade: aromático (tal como o arroz de jasmim ou arroz thai)

Sabor: aroma e sabor semelhantes à pipoca ou nozes (“nutty flavor”)

Ideal para: acompanhar pratos de comida indiana, tais como curry. Também utilizado em pratos de comida persa (iraniana).

Substitutos para o arroz basmati: outros tipos de arroz aromático, tal como o arroz thai / arroz de jasmim

Temperos que combinam com arroz basmati: folha de louro, anis estrelado, vagens de cardamomo, pau de canela, cravo

De cima para baixo: arroz japonês (para sushi), arborio (para risoto), agulha e basmati
(foto by Cozinha Técnica)

Como Preparar o Arroz Basmati

O arroz basmati, assim como outras variedades de arroz conhecidas como “arroz aromático”, contém compostos aromáticos voláteis ao calor. Ao cozinharmos o arroz, há um declínio na concentração desses compostos, reduzindo o aroma do prato final.

Para que a perda de aroma seja mínima, recomenda-se deixar o arroz de molho em água por cerca de 30 minutos. Isso fará com que o tempo de cozimento seja reduzido em cerca de 20%, e portanto haverá menor perda de aroma.

Deixar o arroz de molho também permite que o arroz basmati cozinhe por igual, sem que os grãos se partam.

É recomendável lavar o arroz basmati. Mas não é necessário lavá-lo até que a água fique clara, como é o caso do arroz japonês para sushi. Coloque-o em uma peneira e lave-o algumas vezes, ou encha uma panela com água e troca a água duas ou três vezes.

Uma xícara de arroz basmati precisa de cerca de 1,5 xícaras de água para ser cozido pelo método pilaf (quando esperamos toda a água evoporar).

Receita de Arroz Basmati

Nossa receita de arroz basmati é simples e feita de forma tradicional. O arroz é primeira lavado para retirar o excesso de amido, depois é colocado de molho em água para que cozinhe mais rápido (e assim retenha mais aroma e sabor).

Não é totalmente necessário lavar e colocar o arroz de molho. Caso decida por pular esses passos, o arroz demorará um pouco mais para ser cozido – cerca de 20% mais tempo – e ficará com um aroma menos pronunciado.

receita de arroz basmati

Arroz Basmati

Receita básica de arroz basmati. É importante deixar o arroz de molho por 20 a 30 minutos para um cozimento rápido e assim preservar melhor seu aroma, pois os compostos aromáticos se perdem com o calor do cozimento.
Tempo Total 40 mins
RefeiçãoAcompanhamento
CozinhaIndiana

Equipamento

  • Panela pequena
  • Escorredor

Ingredientes
  

  • 200 gramas de arroz basmati
  • 1 litro de água filtrada em temperatura ambiente
  • 6 gramas de sal ( 1 colher de chá – opcional )

Instruções de Preparo
 

  • Lavar: lave o arroz em água corrente ou coloque em uma tigela/panela e lave-o trocando a água 3 a 5 vezes, até que esteja quase transparente
    lave o arroz até que a água fique quase transparente
  • Demolhar: deixe o arroz basmati de molho em água à temperatura ambiente por cerca de 20 a 30 minutos; isso reduzirá o tempo de cocção em cerca de 20% e deixará o arroz mais aromático, pois os compostos aromáticos desaparecem com o cozimento prolongado
    deixe o arroz de molho em bastante água por 20 a 30 minutos
  • Ferver água: coloque cerca de 1 litro de água em uma panela pequena. Adicione também o sal (sal é opcional). Leve ao fogo alto e deixe a água ferver.
    deixe a água ferve e adicione sal opcional
  • Cozinhar: quando a água começar a ferver, abaixe bem o fogo, adicione o arroz basmati escorrido da água do demolho e cozinhe por cerca de 10 minutos; como deixamos de molho, o arroz ficará pronto muito rápido, portanto é importante ter atenção para o arroz não cozinhar demais
    deixe cozinhar por cerca de 8 a 10 minutos em água abundante
  • Retirar: experimente o arroz depois de cerca de 8 minutos de cozimento; retire-o do fogo assim que estiver cozido
  • Escorrer água: coloque o arroz em um escorredor para eliminar o excesso de água; deixe descansar por 5 a 10 minutos – o excesso de água irá evaporar e o arroz ficará firme e soltinho
    escorra a água e deixe o arroz descansar por 5 a 10 minutos
  • Servir: o arroz estará pronto, bem soltinho e aromático; sirva-o imediatamente
Keywordarroz