Chá de Canela

Chá de canela é uma bebida quente feita com o pau de canela ou com a canela em pó. Para que o resultado final seja mais saboroso, utilizamos em nossa receita chá preto e mel, além da canela.

Qual canela utilizar no chá de canela?

Há dois tipos de canela: Cassia e Ceilão

Nesta receita utilizamos a canela Cassia, mais facilmente encontrada em supermercado brasileiros e portugueses, e também mais barata. Veja abaixo os benefícios e riscos associados ao consumo de canela.

Receita de Chá de Canela

Nossa receita de canela utiliza pau de canela, chá preto e mel para criar um chá saboroso e perfumado. Tanto o chá preto quanto o mel podem ser retirados da receita, mas em nossos testes esta foi a combinação mais agradável para preparar o chá de canela.

receita de chá de canela

Chá de Canela

Nossa receita de canela utiliza pau de canela, chá preto e mel para criar um chá saboroso e perfumado. Tanto o chá preto quanto o mel podem ser retirados da receita
Tempo Total 15 mins
RefeiçãoBebidas
CozinhaTodas
Serve 1 xícara

Equipamento

  • 1 Panela pequena
  • 1 xícara de chá 250 ml

Ingredientes
  

  • 300 ml de água filtrada
  • 1 unidade de pau de canela
  • 1 saquinho de chá preto
  • 1 colher de chá de mel

Instruções de Preparo
 

  • Ferver: em uma panela pequena, coloque o pau de canela e ferva a água; quando ferver, abaixe o fogo e deixe ferver por 15 minutos. Uma parte da água irá evaporar, portanto é importante colocar mais água do que apenas 1 xícara de chá de água.
  • Infusão: desligue o fogo e adicione o saquinho de chá. Deixe em infusão por 2 a 3 minutos
  • Mel: retire o saquinho de chá e o pau de canela, adicione o mel e misture um pouco
  • Servir: transfira para a xícara de chá e sirva imediatamente
Keywordcanela, chá

Benefícios do chá de canela

Abaixamos listamos estudos que analisaram o potencial benefício da canela para a saúde, e um resumo de suas conclusões – positivas ou negativas. Estes estudos podem ou não ser estatisticamente significantes. Consulte um médico antes de iniciar qualquer tratamento.

A maior parte desse estudos foi realizado com a canela cassia, em diversas formas. Eles podem não se aplicar para a canela do ceilão ou para o chá de canela.

Menstruação

The effect of Cinnamon on primary dysmenorrhea: A randomized, double-blind clinical trial (2018, teste controlado e aleatório): “A canela pode reduzir a intensidade da dismenorreia (dor menstrual) primária. Este tempero aromático é recomendado para aliviar a dismenorreia primária” (positivo)

The effect of cinnamon on menstrual bleeding and systemic symptoms with primary dysmenorrhea (2015, teste controlado e aleatório): “Em relação ao efeito significativo da canela na redução da dor, sangramento menstrual, náuseas e vômitos com dismenorreia primária sem efeitos colaterais, pode ser considerada um tratamento seguro e eficaz para a dismenorreia em mulheres jovens.” (positivo)

Diabetes

Cinnamon supplementation in patients with type 2 diabetes mellitus (2007, revisão de estudos): “…dados sugerem que a canela tem um possível efeito modesto na redução dos níveis de glicose no plasma em pacientes com diabetes tipo 2 mal controlada. No entanto, os médicos são fortemente instados a se abster de recomendar a suplementação de canela no lugar do padrão comprovado de tratamento, que inclui modificações no estilo de vida, agentes antidiabéticos orais e terapia com insulina.” (negativo)

The potential of cinnamon to reduce blood glucose levels in patients with type 2 diabetes and insulin resistance (2009, revisão de estudos): “Embora não seja possível tirar conclusões definitivas sobre o uso da canela como terapia antidiabética, ela possui propriedades anti-hiperglicêmicas e potencial para reduzir os níveis de glicose no sangue pós-prandial. Mais pesquisas são necessárias para confirmar uma possível correlação entre a FBG basal e a redução da glicose no sangue e para avaliar o potencial de reduzir as complicações diabéticas patogênicas com a suplementação de canela.” (positivo)

Impact of Cassia Bark Consumption on Glucose and Lipid Control in Type 2 Diabetes: An Updated Systematic Review and Meta-Analysis (2021, revisão de estudos): “conclui que a ingestão de canela cassia em pó (1-2 g) não diminui a glicemia de jejum, hemoglobina glicosilada, colesterol total, triglicerídeos e lipoproteína de baixa densidade e não tem efeitos sobre o aumento significativo da lipoproteína de alta densidade entre pacientes com Diabetes tipo 2” (negativo)

Colesterol

The effects of cinnamon supplementation on blood lipid concentrations: A systematic review and meta-analysis (2017, revisão de estudos): “A suplementação de canela reduziu significativamente os triglicerídeos no sangue e as concentrações de colesterol total sem qualquer efeito significativo no LDL-C e HDL-C.” (positivo)

Hipertensão | Pressão Alta

Cinnamon effects on blood pressure and metabolic profile: A double-blind, randomized, placebo-controlled trial in patients with stage 1 hypertension (2021, teste controlado e aleatório): “A canela causou uma diminuição estatisticamente significativa na média da PAS (pressão arterial sistólica) ambulatorial, mas de forma clinicamente moderada, e o perfil lipídico foi significativamente melhorado. Portanto, a canela pode ser considerada um tratamento complementar em indivíduos com S1HTN (pacientes com hipertensão em estágio 1).” (positivo)

Riscos da canela para a saúde

Canela Cassia (Canela da China) é possivelmente insegura para a saúde quando tomada por via oral em grandes quantidades por um longo período de tempo. Tomar grandes quantidades de canela cassia pode causar efeitos colaterais em algumas pessoas. A canela cassia pode conter grandes quantidades de uma substância química chamada cumarina. Em pessoas sensíveis, a cumarina pode causar ou agravar doenças do fígado.

Quando aplicada à pele, a canela cassia às vezes pode causar irritação da pele e reações alérgicas na pele.