Gin Tônica | Gin Tónico | G&T

Gin tônica (no Brasil) ou gin tónico (em Portugal) é um coquetel preparado com gin e água tônica colocados sobre uma grande quantidade de gelo em um copo alto e/ou de borda larga, e enfeitado com uma fatia ou rodela de limão (PT: lima) que é ligeiramente espremida sobre o copo.

Em inglês, é chamado de gin and tonic, ou ainda G&T ou G and T.

O que é gin?

Gin (ou gim) é uma bebida destilada feita de álcool de cereais de sabor neutro, aromatizados com botânicos (“botanicals”). Botânicos são as ervas, frutos vermelhos, especiarias, cascas, raízes, flores, etc… que aromatizam o gin.

O principal botânico do gin é o zimbro (“juniper”). Mas há muita liberdade para a escolha dos botânicos, e é isso que faz com que o gin seja especial. Ao contrário de outros destilados, como a vodca, o gin tem muito sabor – e muita variedade de sabor – por causa da adição dos botânicos.

Para a preparação do gin tônica, utilize um gin de boa qualidade. Bons gins com preços relativamente baixos são Beefeater e Gordon’s. Outras marcas sugeridas são Bombay Sapphire, Tanqueray, Hendrick’s e Plymouth.

O que é água tônica?

Água tônica da marca Fever Tree, muito utilizada no preparo do Gin Tônica

Água tônica é um tipo de refrigerante gaseificado feito com quinino, extraído da casca da árvore Cinchona. Era originalmente utilizado para tratar a malária. É frequentemente utilizado em coquetéis, particularmente no gin tônica. Tem um sabor levemente amargo.

No gin tônica, utilize de preferência uma água tônica de sabor neutro.

Xaropes de tônica, que podem ser dissolvidos em água com gás (soda water) também estão disponíveis e podem ser utilizados no preparo do gin tônica.

O crescimento do mercado de gins (e de gin tônica) fez com que surgissem várias marcas de água tônica premium, feitas sem aditivos e sem xarope de glicose. Uma das marcas mais conhecidas e utilizadas no preparo de gin tônica é a Fever Tree.

Qual taça utilizar para servir o gin tônica?

Taça balloon para gin

Gin tônica é um coquetel do tipo “highball“, isto é, um coquetel a base de destilados misturados com uma bebida não-alcoólica, em geral uma bebida carbonatada: água com gás (soda water), refrigerante, água tônica.

Geralmente, esses coquetéis são servidos sobre muito gelo em um copo alto (highball glass ou Collins glass). Hoje em dia, gin tônica é servido principalmente em uma taça balloon (balloon glass), pois por serem afuniladas na borda ajudam a realçar e direcionar o sabor da bebida.

Caso não tenha uma taça balloon ou um copo highball ou collins, sugerimos uma taça grande de vinho tinto. Ela é similar à taça balloon, mas terá paredes mais finas e pode quebrar mais facilmente.

Erros comuns no preparo do gin tônica

Gin tônica é um coquetel simples de ser preparado, com ingredientes facilmente encontrados em qualquer supermercado. Ainda assim, há alguns erros que podem ser evitados para que o seu gin tônica seja perfeito:

  • Utilizar pouco gelo: o copo/taça de gin tônica deve estar cheio de cubos de gelo, até sua borda. O gelo manterá o gin bem refrigerado, diminuindo o efeito do álcool na boca. Isso tornará a bebida mais agradável ao paladar.
  • Proporção errrada de gin e água tônica: a proporção de gin e tônica é algo subjetivo, mas irá influenciar muito o sabor e o quanto você e seus convidados irão gostar desse coquetel. Para um gin tônica mais fraco, utilize até 5 partes de água tônica para cada parte de gin. Para um gin tônica bem forte, utilize 1:1. Sugerimos começar com uma proporção de 2 ou 3 partes de água tônica para uma parte de gin, e depois ajustá-la ao seu gosto. Mas não mude a quantidade de gelo.
  • Usar gelo “velho”: gelo não deveria ter gosto, mas o gelo irá absorver os odores de outros alimentos que estiverem no freezer. Portanto, evite utilizar gelo que esteja armazenado por muito tempo em seu congelador
  • Usar gelo “pouco gelado”: quanto menor a temperatura do seu freezer, melhor, assim o gelo derreterá mais lentamente; ou é melhor também usar gelo industrial (gelo vendido em supermercados e postos), pois eles foram produzidos com métodos (água sem minerais e congelamento por camadas) que reduzem a velocidade de derretimento
  • Usar cubos de gelo pequenos ou gelo moído: é melhor utilizar grandes cubos de gelo, pois irão derreter mais lentamente, sem deixar que seu coquetel fique aguado;
  • Usar água tônica de má qualidade: hoje em dia há uma grande quantidade de marcas premium de água tônica, que deixarão seu coquetel com um sabor superior
  • Usar o copo incorreto: gin tônica era tradicionalmente servido em copos altos e finos. Hoje em dia dá-se preferência aos copos do tio balloon, pois por serem afunilados na borda ajudam a realçar e direcionar o sabor da bebida. Ainda assim, o mais importante é que o copo suporte uma grande quantidade de gelo.
  • Agitar o coquetel: agitar/chacoalhar o coquetel fará com que as bolhas da água tônica se quebrem. Isso irá tirar a efervescência e refrescância da água tônica.
receita de gin tônica ou gin tónico

Gin Tônica | Gin Tónico

Receita tradicional do gin tônica, coquetel preparado com gin e água tônica despejados sobre grande quantidade de gelo.
Tempo Total 5 mins
RefeiçãoBebidas
CozinhaBritânica
Serve 1 coquetel

Equipamento

  • 1 taça copa balloon ou copos highball ou collins (para colocar bastante gelo)

Ingredientes
  

  • 50 ml de gin (cerca de 3 colheres de sopa)
  • 100 ml de água tônica (cerca de 7 colheres de sopa)
  • 1 fatia de limão (PT: lima)
  • gelo suficiente para encher o copo

Instruções de Preparo
 

  • Taça: se tiver tempo, coloque a taça/copo dentro do congelador para deixá-lo bem gelado
  • Gelo: coloque gelo até a borda da taça; se o copo não estiver gelado, gire delicadamente o gelo para que as paredes da taça fiquem frias; retire a água que se acumular na taça
  • Gin: adicione 50ml de gin – em casa, o gin pode ser deixado em congelador para que fique bem frio
  • Limão: esprema a fatia de limão ligeiramente e coloque-a dentro do copo/taça
  • Água tônica: complete o copo com a água tônica, que deve estar bem fria
  • Servir: mexa e sirva; beba de preferência em até 15 minutos, para que o gin não fique muito aguado

Video

IMPORTANTE

Gin tônica é normalmente preparado com uma proporção de gin para tônica de 1:1 até 1:3, isto é, 1 parte de gin para 1 parte de tônica (mais forte) até 1 parte de gin para 3 partes de tônica (mais fraco)
A maior parte dos bartenders e fabricantes recomendam 1:2, isto é, 1 parte de gin para 2 partes de água tônica. É esta a proporção que utilizamos nesta receita.
Sugerimos testar com diferentes proporções e diferentes marcas de gin. Cada gin terá uma proporção ideal para diferentes paladares e ocasiões.
Não tem uma taça para gin? Use uma taça de de vinho grande
Keywordcoquetéis, drinks, gin