Molho Gorgonzola

Molho gorgonzola, também chamado de creme de gorgonzola ou molho de gorgonzola) é um molho tradicional da culinária italiana, feito com gorgonzola, leite, manteiga e farinha de trigo. Há variações que utilizam creme de leite no lugar do leite e da manteiga.

No Brasil, o molho gorgonzola é principalmente utilizado para o preparo do filé ao molho gorgonzola, uma prato já clássico da culinária brasileira.

Na Itália, este molho é chamado de salsa al gorgonzola ou salsa gorgonzola. Lá, o molho é utilizado para acompanhar carne bovina, em massas (nhoque, entre outros) e na polenta.

Para aprender mais sobre gorgonzola, viste nossa página sobre o “Queijo Gorgonzola

Visite o Canal Cozinha Técnica no Youtube

Qual queijo utilizar na receita do molho gorgonzola?

Há dois tipos de queijo gorgonzola DOP: dolce e piccante. O tipo dolce é um gorgonzola maturado por apenas 50 dias. O resultado é um queijo com sabor leve, cremoso e macio. Gongonzola dolce é o queijo ideal para o preparo do molho gorgonzola. O queijo gorgonzola piccante é maturado por mais tempo e tem um sabor mais pronunciado e uma textura mais firme e quebradiça, ideal para ser utilizado em tábuas de queijo e não em molhos.

gorgonzola dolce
Gorgonzola dolce, mais leve e cremoso que a gorgonzola piccante, é o queijo ideal para o molho gorgonzola. Na falta deste, utilize queijo tipo gorgonzola ou outro queijo azul.

No Brasil, o preço do queijo gorgonzola DOP é bastante alto e não é fácil de ser encontrado. Neste caso, utilize um queijo tipo gorgonzola ou um queijo tipo azul. Outros queijos azuis que tenham sabor e aroma sutis também podem ser utilizados. Quanto maior o teor de gordura, melhor, pois o queijo irá derreter mais facilmente.

O Conzorcio Gorgonzola DOP recomenda que a casca do queijo não seja utilizada. Essa era uma prática comum para o preparo do molho gorgonzola, mas por questões de higiene hoje em dia recomenda-se que a casca do queijo gorgonzola deve ser descartada.

Receita de Molho Gorgonzola

Nossa receita de molho gorgonzola é ideal para o preparo do filé ao molho gorgonzola, assim como para ser utilizada como molho para massas e para a polenta. Utilizamos leite integral e manteiga para o preparo do molho, ao invés de creme de leite: uma solução mais barata e com resultados idênticos.

Caso utilize o molho no preparo de massas, recomendamos a adição de pedaços de nozes ao molho.

Sugerimos o consumo imediato do molho gorgonzola, mas também pode ser armazenado por 1 dia em geladeira.

molho gorgonzola ou creme de gorgonzola ou molho de gorgonzola

Molho Gorgonzola | Creme de Gorgonzola

Molho de gorgonzola, ideal para o preparo do filé ao molho gorgonzola ou para acompanhar massas e polenta. É importante prepará-lo em fogo suave, para que a estrutura do queijo não se quebre e se formem poças de gordura sobre o molho
Tempo Total 10 mins
RefeiçãoMolho
CozinhaItaliana
Serve 4 pessoas

Equipamento

  • Panela pequena
  • Espátula de silicone ou similar (ou fouet)

Ingredientes
  

  • 100 gramas de queijo gorgonzola (tipo dolce) ou queijo tipo gorgonzola, ou outro queijo azul
  • 120 ml de leite integral/gordo (meia xícara; PT: leite gordo)
  • 15 gramas de farinha de trigo 1 colher de sopa
  • 15 gramas de manteiga sem sal 1 colher de sopa
  • 1/4 colher de chá de pimenta-preta/pimenta-do-reino (opcional)

Instruções de Preparo
 

  • Derreter manteiga: coloque a manteiga em uma panela pequena em fogo baixo. Deixe a manteiga derreter.
  • Fritar farinha: adicione a farinha e misture bem com a manteiga. Deixe que a farinha frite por cerca de 2 minutos, até que comece a ficar com uma cor amarelo-claro. Esse processo cria o "roux" e elimina o gosto de farinha crua.
    adicione a farinha mexa e frite por 1 a 2 minutos
  • Adicionar leite: adicione o leite integral e misture. Deixe ferver levemente e continue mexendo até que o creme comece a engrossar, o que deve acontecer rapidamente.
  • Adicionar gorgonzola: retire do fogo, adicione o queijo gorgonzola em pedaços pequenos (e sem a casca) e misture bem – é importante retirar do fogo para que o queijo não sobreaqueça e o molho vire uma poça de gordura. Se o queijo não derreter por completo, leve-o novamente ao fogo bem baixo para que derreta totalmente
  • Servir: sirva imediatamente com carne grelhada, misture ao macarrão cozido ou sirva sobre a polenta. Esta receita é o suficiente para servir duas pessoas (dois bifes ou duas porções de massa)
    molho gorgonzola

Video

IMPORTANTE

Não é necessário adicionar sal a esta receita, pois o queijo gorgonzola já é salgado o suficiente. Para um molho menos denso, adicione mais leite.
Keywordgorgonzola, molho, queijo