Sangria

Sangria é uma bebida ou coquetel de origem espanhola e portuguesa, preparada com vinho tinto ou vinho branco, suco/sumo de frutas (especialmente laranja e/ou limão), refrigerante de soda (ou água com gás), pedaços de frutas e especiarias.

Não existe uma receita única de sangria. Cada país, região, restaurante e família tem sua versão da sangria. A receita também varia de acordo com a disponibilidade de frutas da estação.

Na América Latina há uma versão da sangria branca (sangria de vinho branco) chamada de clericó ou clericot. (aprenda nossa receita de clericot).

Qual vinho utilizar na sangria?

Se o vinho puro é gostoso, então ele é bom para fazer sangria. Utilize um vinho barato, mas de boa qualidade. Um vinho seco frutado, jovem, que não tenha envelhecido em tonéis de carvalho e que tenha poucos taninos.

Para a sangria tradicional, utilize um vinho tinto seco. Para a sangria branca, um vinho branco seco. É possível utilizar vinhos adocicados. Mas lembre-se de reduzir ou eliminar a adição de açúcar.

Em Portugal, é também comum utilizar um vinho verde para o preparo da sangria. É um vinho refrescante, levemente gasoso e ácido. Por ser mais ácido, é importante reduzir o uso de sucos de frutas cítricas na preparação do coquetel quando um vinho verde for utilizado.

Também é possível fazer sangria com espumantes e vinhos rosés.

Quais outras bebidas utilizar na sangria?

O objetivo de utilizar outras bebidas alcoólicas, além do vinho, na sangria, é aportar um pouco mais de graduação alcoólica, mas também aportar mais sabor.

Na Espanha é comum adicionar licores à sangria. Um triple sec (Cointreau, Grand Marnier, etc) adiciona um sabor extra de laranja, além de mais álcool e mais doçura. Na sangria de vinho tinto também se adiciona conhaque ou um rum escuro.

Cointreau é um licor de casca de laranja (triple sec) bastante utilizado na sangria

Em Portugal, é comum adicionarem bebidas locais à Sangria, tais como Licor Beirão (feito com especiarias) e Macieira (destilado de uvas). Também há receitas que adicionam vinho do porto à sangria.

Licor Beirão é às vezes utilizado na sangria portuguesa

No Brasil, às vezes utiliza-se a cachaça na sangria. A cachaça adiciona principalmente álcool à receita de sangria.

Qual suco de fruta utilizar na sangria?

Além de adicionar sabor, os sucos/sumos de fruta deixam a sangria mais refrescante.

Sangria é geralmente preparada com suco/sumo de laranja e de limão.

Para a sangria branca, é importante ser cuidadoso com a quantidade de suco de frutas ácidas, pois os vinhos brancos já são geralmente mais ácidos que os vinhos tintos. Neste caso, é melhor substituir o suco de frutas cítricas por um licor de cítricos (triple sec, tais como Cointreau) e utilizar pedaços de laranja/limão, mas sem expremer-los.

Quais frutas utilizar na sangria?

Há uma grande variedade de frutas que são utilizadas na sangria – sugerimos utilizar as frutas da estação. As frutas mais utilizadas na sangria são:

  1. Laranja
  2. Limão
  3. Maçã
  4. Pera
  5. Pêssego (fresco ou em caldas)
  6. Damasco
  7. Frutos vermelhos (morango, framboesa, groselha)
  8. Kiwi
  9. Banana

Para a sangria de vinho branco, é mais importante selecionar um mix que frutas que não seja excessivamente ácido, pois o próprio vinho branco adicionará mais acidez à sangria. Pêssego e damasco são ótimas opções para a sangria branca. O pêssego em caldas também é uma excelente opção, pois adiciona doçura sem ser necessário dissolver açúcar.

Qual refrigerante utilizar na sangria?

Refrigerante adiciona doçura e gás à sangria. Uma opção mais sofisticada, principalmente para a sangria branca, é substituir o vinho branco e o refrigerante por um espumante (cava, champanhe, prosecco, etc). O espumante adiciona o sabor de vinho e o gás à sangria (e se for doce, a doçura).

O refrigerante mais utilizado é o refrigerante de limão (Sprite, 7Up, etc), seguido pelos refrigerantes de laranja (Fanta). Também é comum substituir o refrigerante pela água gaseificada.

Algumas receitas substituem o refrigerante pela água tônica, o que não reduz a quantidade de açúcar mas aumenta o gosto amargo da sangria.

Devo colocar açúcar na sangria?

Sangria é uma bebida de sabor adocicado. Colocar ou não açúcar na sangria dependerá da doçura dos outros ingredientes utilizados, principalmente da doçura das frutas e do tipo de vinho utilizado.

Caso utilize um vinho doce para o preparo da sangria, provavelmente não será necessário adicionar açúcar. Em nossa receita de sangria, adicionamos meia xícara de açúcar por garrafa de vinho tinto seco (de 750ml) utilizado.

Sugerimos adicionar o açúcar antes da maceração. Assim haverá tempo o suficiente para todo o açúcar ser dissolvido na bebida. Caso decida colocar açúcar logo antes de servir, sugerimos utilizar um açúcar mais fino (açúcar de confeiteiro) para que ele dissolva rapidamente.

Qual recipiente utilizar para servir a sangria?

Sangrias são geralmente servidas em jarras de 1 ou 2 litros. Mas também podem ser servidas em recipientes de ponche ou em copos individuais.

Sugerimos colocar o gelo em copos individuais, e não na jarra de sangria. Será mais fácil servir a sangria e ela não ficará aguada se não for consumida imediatamente.

Qual copo utilizar para servir a sangria?

A sangria é tradicionalmente servida em uma taça universal de vinho tinto

A sangria é tradicionalmente servida em taças/copos de vinho tinto, mas hoje em dia cada restaurante tem sua preferência – são usados copos baixos, copos altos, taças, etc. Geralmente é servida com uma colher ou um garfo para que as frutas possam ser comidas após/durante o consumo do líquido.

Coloque o gelo na taça de sangria e não na jarra.

Receita de sangria

Nossa receita de sangria utiliza os ingredientes mais tradicionais no preparo da sangria: vinho tinto seco, suco de laranja e limão, refrigerante de limão, frutas da estação e triple sec (licor de laranja). Também utilizamos 1 pau de canela para adicionar mais sabor à sangria, mas a canela é opcional.

Utilizamos meia xícara de açúcar para adicionar doçura à bebida. Essa quantidade pode ser ajustada de acordo com a doçura das frutas utilizadas.

receita de sangria

Sangria

Receita tradicional de sangria, feita com vinho tinto, frutas da estação, suco de laranja e limão, refrigerante de limão e açúcar. Opcionais: triple sec (Cointreau, Grand MArnier, etc) e um pau de canela.
Tempo Total 20 mins
RefeiçãoBebidas
CozinhaEspanhola, Portuguesa
Serve 6 pessoas

Equipamento

  • Jarra ou tigela grande (2 litros de capacidade)
  • Colher grande
  • Espremedor de laranja

Ingredientes
  

  • 750 ml de vinho tinto seco (1 garrafa)
  • 100 ml de suco/sumo de laranja (sem açúcar) (suco de 1 laranja grande)
  • 1 unidade de laranja
  • 1 unidade de pera
  • 1 unidade de maçã
  • 1/2 unidade de suco de limão
  • 1/2 xícara de açúcar (ajuste açúcar de acordo com doçura das frutas e do refrigerante)
  • 1 unidade de pau de canela opcional
  • 2 colher de sopa de triple sec (Cointreau, Gran Marnier, etc) opcional
  • Gelo a gosto

Instruções de Preparo
 

  • Espremer: esprema o suco de uma laranja grande. Não é necessário coar
    esprema o suco de uma laranja
  • Fatiar laranja: corte uma laranja em fatias finas. Lave-a antes de cortar.
  • Cortar pera: corte uma pera lavada em cubinhos pequenos. Também é possível substituir a pera ou a maçã por um pêssego em cubinhos.
    corte uma pera em pedaços pequenos
  • Cortar maçã: corte uma maçã lavada em cubinhos pequenos.
    corte uma maçã em cubinhos pequenos
  • Misturar frutas: em uma tigela ou jarra grande, coloque todas as frutas picadas e o suco/sumo de laranja
  • Espremer limão: adicione o suco de meio limão (verde ou siciliano)
  • Vinho: adicione uma garrafa de 750ml de vinho tinto seco. Misture um pouco
    adicione um vinho tinto seco
  • Açúcar: adicione açúcar (opcional).
  • Triple sec: adicione 2 colheres de sopa de triple sec (Cointreau, Grand Marnier, etc) – opcional
    adicione triple sec ou outro licor à sangria
  • Canela: adicione um pau de canela
  • Mexer: mexa bem para dissolver o açúcar. Prove e ajuste o açúcar. Importante: as frutas irão adicionar mais doçura à sangria depois de algumas horas macerando. Portanto não exagere no açúcar.
  • Refrigerar e macerar: cubra com tampa ou filme plástico e leve à geladeira por no mínimo 2 horas (idealmente por uma noite)
  • Refrigerante: retire da geladeira e adicione o refrigerante de limão. Adicione-o logo antes de servir. Prove e ajuste o açúcar, se necessário.
  • Servir: coloque pedras de gelo nas taças individuais e sirva a sangria. Coloque sempre um pouco de líquido e um pouco de frutas em cada taça individual.

IMPORTANTE

Vinho tinto: use um vinho tinto seco frutado (jovem). Pode ter alta graduação alcoólica, já que a sangria será diluída em refrigerante, suco de frutas e em gelo
Keywordcoquetéis, drinks, vinho