Ambrosia

Ambrosia é um doce brasileiro, inspirado em receitas ibéricas (portuguesas ou espanholas), preparado com leite, açúcar e ovos. Algumas receitas usam suco/sumo de limão ou vinagre branco para talhar (coalhar) o leite, enquanto outras receitas tradicionais utilizam o leite talhado (envelhecido e contaminado com bactérias acidófilas). Geralmente, a ambrosia é temperada com cravo, canela e raspas de limão.

Receitas similares à receita de ambrosia

Dulce de Leche Cortado: receita de doce de leite típica de países latino-americanos (Venezuela e Cuba, entre outros). É utilizado leite talhado (leche cortada) ou leite fresco misturado ao suco de limão. Diferente da ambrosia, ovos não são normalmente adicionados à receita.

Chaimui: receita da região de Goa, na Índia. Feita normalmente com leite talhado. É similar à receita de dulce de leche cortado, mas é menos cozida e menos adocicada. Temperada com cardamomo e servida com pedaços de pistache.

Ingredientes da Ambrosia

Ambrosia é preparada com ingredientes simples e baratos. É similar ao doce de leite, mas com dois ingredientes adicionais: ovos e suco de limão. Ovos e leite são coalhados para dar a textura caraterística da ambrosia. Algumas receitas de ambrosia não usam o suco de limão (ou vinagre) para coalhar o leite fresco – nestes casos, apenas o ovo é coalhado.

ingredientes da ambrosia

Leite

Prefira o leite integral/gordo, pois a gordura do leite dará mais cremosidade à receita de ambrosia. Assim como em nossa receita de doce de leite, é também possível substituir parte do leite por creme de leite, que adicionará ainda mais sabor e cremosidade à ambrosia.

Em nossa receita de ambrosia, utilizamos o suco/sumo de limão para coalhar (talhar, coagular) o leite. O suco de limão fará com que o leite fique ácido. Nesse ambiente ácido, as moléculas de caseína (uma das proteínas presente no leite) aglomeram-se e formam os coalhos de leite. O líquido remanescente é o soro do leite.

Quanto mais fresco o leite, menos ácido ele será. À medida que o leite envelhece, bactérias que metabolizam lactose (Lactobacillus acidophilus) e produzem ácido láctico farão com que o leite fique mais ácido e coagule naturalmente. Muitas receitas tradicionais de ambrosia utilizam este tipo de leite ao invés de adicionar limão ao leite.

Há também várias receitas de ambrosia que utilizam leite fresco e não talham o leite com limão ou vinagre. Assim, a receita final será mais parecida com a receita de doce de leite. Os únicos coalhos presentes neste tipo de receita são os coalhos do ovo.

Receita de Ambrosia

Nossa receita de ambrosia utiliza leite, açúcar e ovos mexidos. O leite é coalhado com suco de limão e, junto com os ovos, dará textura à sobremesa. Utilizamos cravos, canela e raspas de limão para temperar a ambrosia.

Para que a ambrosia fique mais cremosa, recomendamos primeiro misturar o açúcar ao leite antes de adicionar o suco de limão, e por fim a adicionar os ovos batidos antes que o leite ferva. Isso reduzirá o tamanho dos coalhos de leite e eles irão se incorporar aos coalhos dos ovos. O resultado final será uma ambrosia com cor mais homogênea, maior caramelização, mais cremosidade e coalhos mais macios.

receita de ambrosia

Ambrosia

Doce brasileiro, inspirado em receitas ibéricas, de leite, ovos e açúcar. Nesta receita, o leite é coalhado (talhado) com suco de limão. Há receitas onde o limão não é utilizado.
Tempo Total 2 hrs
RefeiçãoSobremesas
CozinhaBrasileira
Serve 8 porções

Equipamento

  • Panela com fundo grosso
  • Peneira
  • Ralador fino ou zester

Ingredientes
  

  • 1 litro de leite integral (leite gordo)
  • 250 gramas de açúcar branco (1 ⅓ xícara)
  • 4 unidades de ovos
  • 15 gramas de suco de limão (1 colher de sopa ou meio limão)
  • 1 unidade de pau de canela
  • 5 unidades de cravos
  • raspas de limão (de 1/2 limão)

Instruções de Preparo
 

  • Preparar ingredientes (mise en place): separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita. Esta etapa é importante para o sucesso da sua receita, pois evita surpresas no meio do processo.
  • Misture leite e açúcar: em uma panela média com fundo grosso, adicione o leite e o açúcar. Misture bem, até que boa parte do açúcar tenha dissolvido.
    misture açúcar e leite
  • Misture o leite e limão: adicione o suco/sumo de limão. Por causa da adição de açúcar antes do limão, o leite irá talhar/coalhar mais lentamente e o resultado final será uma ambrosia mais cremosa.
  • Casca de limão: raspe a casca (apenas a parte colorida externa) de meio limão
    raspe a casca de limão
  • Adicione temperos: adicione as raspas de limão, o pau de canela e os cravos.
  • Aqueça: leve a mistura ao fogo médio-baixo e espere até que o leite esteja quente, mas ainda não esteja fervendo (cerca de 15 minutos).
  • Bata ovos: bata bem os ovos com um garfo ou fouet (batedor de arame), até que clara e gema formem uma mistura homogênea.
  • Adicione ovos: passe os ovos mexidos por um coador de arame e adicione-os ao leite morno, antes que comece a ferver.
    passe o ovo por um coador
  • Misture ao leite: Misture delicadamente, para que o ovo comece a coagular e se misturar parcialmente ao leite. Distribua o ovo mexido por toda a panela.
  • Cozinhe: deixe a mistura cozinhar em fogo bem baixo por cerca de 1 hora e 30 minutos, mexendo de vez em quando. Mexa levemente para que os ovos mexidos continuem em pedaços e continuem macios.
    deixe o líquido evaporar e caramelizar
  • Resfrie: quando boa parte do líquido (soro do leite) tiver evaporado e a cor da calda começar a escurecer e engrossar, retire a ambrosia do fogo e deixe esfriar.
    retire do fogo quando começar a escurecer
  • Guardar: Coloque em uma embalagem/tigela fechada e leve ao refrigerador até ficar bem fria
  • Sirva: sirva pura ou com pedaços de queijo fresco.
Keywordleite, ovo