Leite de Aveia

Leite de aveia (em inglês: oat milk), ou bebida vegetal de aveia, é o leite vegetal feito com grãos de aveia integral.

É uma boa alternativa para indivíduos que queiram evitar o consumo de produtos com origem animal, assim como para pessoas com alergias e/ou intolerâncias alimentares, pois é naturalmente livre de lactose, castanhas/nozes e soja.

É um dos leites vegetais preferidos pelos baristas, pelo seu gosto e sensação na boca, cremosidade e capacidade de fazer espuma e ser transformado em “latté art”.

Ingredientes do leite de aveia

Leite de aveia caseiro pode ser preparado com apenas 2 ou 3 ingredientes: aveia em flocos, água e uma pitada de sal. Mas a versão industrial pode conter um ou mais dos seguintes ingredientes:

Óleo de canola ou girassol: atua como um emulsificante, mantendo água e aveia misturadas; também deixa o leite de aveia mais cremoso; particularmente importante para as versões de leite de aveia criadas para adicionar ao café (versões chamadas de “barista”)

Sal marinho: realçador de sabor; ajuda a destacar os sabores doces e naturais do leite de aveia

Fosfato dipotássico: regulador de acidez, ajuda a evitar que os componentes do leite de aveia se separem quando aquecido

Fosfato tricálcico: suplemento para adição de cálcio ao leite de aveia. Cálcio se liga facilmente a outros minerais e vitaminas. Neste caso, o cálcio está ligado a uma molécula de fosfato.

Carbonato de cálcio: outro suplemento para a adição de cálcio ao leite de aveia. O carbonato de cálcio é uma fonte barata e abundante de cálcio

Vitaminas: A, B2 (riboflavina), B12, D2. Há um efeito sinérgico da vitamina D com o cálcio; a vitamina D auxilia na absorção do cálcio pelo nosso organismo

Inulina: tipo de fibra alimentar solúvel encontrada em muitas plantas. Deixa uma sensação cremosa na boca, por isso é utilizada para reduzir o teor de gordura de produtos processados. E pode ter um sabor levemente adocicado, o que ajuda a reduzir a quantidade de açúcar nos produtos onde é utilizada

Onde utilizar o leite de aveia?

Leite de aveia, por seu sabor e cremosidade, é um dos melhores substitutos para o leite de vaca. Abaixo listamos algumas ideias para utilizar o leite de aveia em receitas.

  • Café/cappuccino: é um dos leites vegetais preferidos pelos baristas; tem sabor mais similar ao leite de vaca, sensação de cremosidade na boca e algumas versões podem ser utilizadas para produzir espuma com pequenas bolhas (microfoam), o que permite criar “latté art”.
  • Chá
  • Pães e bolos: substitua o leite de vaca pelo leite de aveia na proporção de 1:1, ou seja, 100ml de leite de vaca podem ser substituídos por 100ml de leite de aveia
  • Smoothies/vitaminas de frutas
  • Pudim de chia
  • Overnight oats

Receita de leite de aveia

Nossa receita de leite de aveia não requer que a aveia seja demolhada (deixada de molho em água). Sem o demolho, o leite de aveia não ficará com uma textura viscosa desagradável e é muito mais rápido de ser preparado.

É importante lembrar que, diferente do leite de aveia industrial, a versão de leite de aveia caseiro não contém aditivos que podem ser importantes na dieta de um indivíduo, tais como cálcio e vitaminas.

A versão caseira do leite de aveia também não é recomendada para fazer espuma de leite, tal como a utilizada no preparo do cappuccino. As marcas comerciais de leite de aveia utilizam aditivos (óleo de canola, fosfato biopotássico, entre outros) que aumentam a capacidade de o leite de aveia fazer espuma.

Para que o leite de aveia caseiro tanha o melhor sabor e textura possíveis, recomendamos os seguintes passos:

  • Não demolhe: deixar a aveia de molho aumenta a viscosidade do produto final
  • Não bata demais: bater por mais do que 30 segundos no liquidificador deixará a bebida viscosa
  • Use água fria: calor também altera a textura do leite de aveia, deixando-o mais viscoso
  • Não coe demais: seja gentil ao passar a bebida pelo coador fino ou malha; não tente espremer até a última gota, pois isso também deixará a bebida mais viscosa
  • Adicione sal: uma pitada de sal reaça o sabor do leite de aveia
receita de leite de aveia

Leite de Aveia

Receita de leite de aveia caseiro. Pode ser utilizado como substituto do leite de vaca na mesma proporção (1:1). É importante mencionar que o leite de aveia caseiro não é enriquecido com cálcio e vitaminas, tal como é a maioria do leite de aveia vendido comercialmente.
Tempo Total 10 mins
RefeiçãoBebidas
CozinhaInternacional
Serve 3 xícaras

Equipamento

  • Liquidificador potente
  • Coador de malha fina (ou pano de algodão, ou coador de leite vegetal)

Ingredientes
  

  • 720 ml de água (3 xícaras)
  • 100 gramas de aveia em flocos (1 xícara)
  • 1 grama de sal (⅛ colher de chá, uma pitada)

Opcionais

  • 3 gramas de extrato ou aroma de baunilha (½ colher de chá)
  • 15 gramas de mel (ou maple syrup, 1 colher de sopa)

Instruções de Preparo
 

  • Preparar ingredientes (mise en place): separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita. Esta etapa é importante para o sucesso da sua receita, pois evita surpresas no meio do processo.
    ingredientes do leite de aveia
  • Colocar no liquidificador: coloque todos os ingredientes no copo do liquidificador. Use um liquidificador potente. Se utilizar ingredientes sólidos, tais como a tâmara, recomendamos bater sem a aveia e depois bater novamente com a aveia. Assim o leite não ficará viscoso.
    coloque todos os ingredientes no liquidificador
  • Bater: bata em velocidade alta por no máximo 30 segundos. Bater por mais tempo deixará o leite viscoso. Use água bem fria para que o leite não esquente enquanto bate e assim não fique viscoso.
    bata por poucos segundos
  • Coar: passe o leite de aveia por um coador de malha fina, ou utilize um pano de algodão ou um coador para leite vegetal. Caso utilize um coador de pano, não aperte muito, pois o leite de aveia ficará mais viscoso.
  • Reutilizar os resíduos: os resíduos remanescentes podem ser utilizados para o preparo de cookies, smoothies, mingau, aveia amanhecida, etc.
    reutilizar os resíduos
  • Servir: esta receita rende cerca de 3 xícaras de leite de aveia (700 a 720ml). Guarde por até 5 dias em recipiente fechado. Sirva, de preferência, frio. O leite de aveia, quando aquecido, gelatiniza e fica com textura similar ao mingau.
    servir o leite de aveia

IMPORTANTE

Para que o leite de aveia fique com uma textura (mouthfeel) mais cremosa na boca, recomendamos adicionar 2 colheres de sopa de óleo de canola ou girassol à receita.
Para uma receita 100% vegana, substitua o mel por 1 colher de sopa de maple syrup ou uma tâmara inteira (picada)
 
Keywordaveia, leite