Prepare os ingredientes (mise en place): separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita. Esta etapa é importante para o sucesso da sua receita, pois evita surpresas no meio do processo.Lave as batatas, cenoura, vagem e salsão. Descasque as batatas e cenouras. Pique a cebola: Com o auxílio de uma faca afiada, pique a cebola. Em seguida, coloque-a em uma tigela grande. Reserve.
Corte os vegetais: Com o auxílio de uma faca afiada, corte as batatas, cenouras, vagem e salsão ou aipo em cubinhos de 1 cm. Reserve.
Cozinhe os vegetais: Coloque água em uma panela grande e leve para ferver. Quando a água estiver fervendo, coloque um cesto de cozimento em vapor com as batatas, cenoura, salsão e vagem (se for fresca) sobre a panela com água fervendo. Cozinhe por 12 a 15 minutos. Para saber se os vegetais estão cozidos, fure-os com um garfo ou faca afiada que deve furá-los com facilidade. Ou experimente-os. Reserve.Em seguida, cozinhe a ervilha e a vagem ou feijão verde (se for congelado) por 5 minutos. Coloque os vegetais cozidos em uma tigela grande. Reserve. Misture os vegetais cozidos, cebola e o atum (opcional): Coloque os vegetais cozidos na tigela grande, juntamente com a cebola picada e misture bem. Em seguida, desfie o atum (opcional) em conserva drenado e coloque-o com os vegetais, misture bem. Espere uns 10 minutos para que os vegetais esfriem um pouco.
Adicione a maionese: Coloque a maionese e misture delicadamente, até que todos os ingredientes estejam cobertos pela maionese. Em seguida, prove e ajuste o sal e coloque pimenta-preta a gosto. Mantenha em refrigeração até o momento de servir.